A cara do Brasil!
Há alguns dias eu assisti a propaganda que anunciou a nova temporada de malhação. E eis que mais uma vez me senti perturbado em ver o elenco que irá compor a nova malhação.
Creio que como toda novela, além de entreter o seu público, a malhação tem como objetivo mostrar alguns problemas que a nossa sociedade vem passando. Nesse caso ela sempre foca mais nos assuntos ligados ao jovem que é justamente o seu alvo. Mas eu me pergunto: Por que 90% dos atores são brancos? As coisas só acontecem com os jovens brancos? Os negros e mulatos e as demais cores de pele que compõe o Brasil não estudam, não andam de skate, não tocam guitarra, ou não adoecem de câncer?
Se fizermos um portfólio dos atores que protagonizaram a malhação ao longo da sua existência encontraremos um numero muito baixo de negro ou moreno (e eu particularmente só lembro-me de um). As emissoras de televisão (não só a globo) tentam vender para os jovens (e também para a sociedade) um padrão de vida e de beleza que não existem na prática. As escolas do Brasil, mesmo particulares, apresentam uma mistura de “cores” muito grande, porém nos é passado à supremacia branca.
Às vezes colocar uma pessoa para atuar só por que ela é branca acaba por destruir a imagem de um programa. Como vimos atualmente à péssima atuação dos atores na ultima temporada. Isso coloca em teste a capacidade da outra parcela da população. No caso o negro não tem tanto talento para protagonizar quanto o branco? Ou nós negros não somos a imagem do Brasil que as redes televisivas querem vender?
É importante que nós jovens criemos uma consciência de que isso está errado. De que esse pacote de informações na verdade é um racismo embutido. Que os Estados Unidos ficam mais acima e que aqui é o Brasil que nasceu de uma mistura, e que aqui não habitaram só portugueses, e sim índios, negros e cada um com sua qualidade.
É importante aprender a ser mais critico com aquilo que você ouve e assisti. Que fique claro que eu critico a atuação de alguns atores, não porque eu ache errada a atuação só de pessoas de pele clara, mas porque como ator eu vejo que eles não têm ou não dão tanto do seu potencial e acaba ficando algo superficial, algo sujo.
Admito que dentre essa gama branca existem muitas pessoas talentosas como Caio Castro, Fernanda Vaconcellos (mesmo achando que ela deva deixar de atuar com Thiago Rodrigues, -sei que não é escolha dela-), Nathalia Dill, entre outros. Mas esperava que dentre estes estivessem mais mulatos, mais mestiços, mais morenos.
Enfim espero que entre um diretor na malhação buscando realmente novos talentos, mas também busque novos rostos. Busque uma nova visão de Brasil. Desejo também que os novos atores protagonistas da nova temporada de malhação façam um bom trabalho e que consigam realizar um trabalho digno de aplausos e reconhecimentos do seu publico, diferente do que o que nós vimos anteriormente(que para mim foi uma grande porcaria, e a pior malhação).
Por hoje é só, e desculpe a ausência no blog, é que eu estou estudando muito. Tenham uma boa semana e até mais.
Abdias Júnior